Por que traduzir? Enfim, até
quarta-feira havia visto um filme inteiro de Walter Salles, Central do Brasil.
Cheio de clichês e bom mocismo. Totalmente perdoável para a época que era a
retomada do cinema brasileiro. Depois vi um pedacinho do Diários da Motocicleta
na televisão. Resolvi jogar Sudoku Killer e ver o filme ao mesmo tempo quando
percebi um Che retratado sem um só traço de loucura, quase um franciscano.
Agora me deparo com Na Estrada. É isso mesmo, Na Estrada? Enfim, falta muita coisa
no filme e não é por causa do tempo, pois é longuíssimo. Tudo o que Salles
conseguiu ver ou mostrar foi o óbvio, depois de muita repressão vem muita
liberação e ponto. Não conseguiu se aprofundar nos personagens, muitos offs e
diálogos quando bastaria um olhar do ator, uma cumplicidade com o telespectador
para que tudo fosse dito. Falta sutileza.
Quando Dean Moriarty anda com
seus amigos pelas ruas de Denver e vê um mendigo, que acha ser o pai, bastava isso,
ele ver, o telespectador ver e nada mais. Não, ele teve de fazer o ator falar:
“- Achei que era meu pai”. Fico com tanta raiva quando o diretor toma-me por
burra! Deixe-me viajar, poooxa! Não sei se foi a partir daí, mas ele perdeu a
minha atenção e tudo que consegui ver foram cenas e mais cenas de sexo superbem
filmadas. Foi tudo que Salles entendeu? Ou foi tudo que consegui ver
no filme?
Os filmes dele deixam a
desejar, a mim pelo menos, mas não por falta de ator. Todos incríveis! Por exemplo,
Gael García Bernal, o Che de Diários da Motocicleta, já fez um personagem, não
me recordo em que filme, onde esse pequeno traço de loucura foi explorado e ele
respondeu. Os atores de On The Road são fantásticos, falta é roteiro e direção.
Kerouac morreu de cirrose aos 47 anos, mas o Sal Paradise do filme é mais um
franciscano para o rol de franciscanos do franciscano Walter Salles. O que
Salles espera filmando Che e Kerouac? Deixar de ser tão certinho? Só se nascer
de novo e com outro rosto.
Espero, um dia, ver uma
refilmagem feita por um bom cineasta inglês. Gostaria de ter visto On The
Road filmado por Fernando Meirelles. Agora que o mau está feito, o que
eu quero ver mesmo é um Tropa de Elite 3 com o Capitão Nascimento revelando a
realidade das UPPs. Mas só vale se for antes da Copa de 2014! Tá bom?